Entre os dias 11 e 14 de setembro, os cursos de Psicologia e Serviço Social da Faculdade 05 de Julho uniram esforços para realizar uma semana de atividades em alusão ao Setembro AMARelo, com o tema “TODA VIDA IMPORTA”. O principal objetivo dessa semana foi promover a saúde mental e cultivar uma cultura de respeito, acolhimento e empatia.

O suicídio é um problema de saúde pública de grande relevância, com impactos profundos na sociedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, mais pessoas morrem por suicídio a cada ano do que devido ao HIV, malária ou câncer de mama, bem como em conflitos armados ou homicídios. É um fenômeno complexo que afeta indivíduos de diversas origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

De acordo com a última pesquisa da OMS realizada em 2019, mais de 700 mil suicídios foram registrados em todo o mundo, e essa estatística provavelmente subestima a realidade. No Brasil, a média é de cerca de 14 mil casos por ano, o que equivale a aproximadamente 38 suicídios por dia.

Recentemente, dados divulgados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em setembro de 2022, revelaram um aumento alarmante de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos entre 2016 e 2021. As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. A maioria dessas tragédias poderia ter sido evitada com o acesso adequado a tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

As atividades realizadas durante essa semana de conscientização tinham como foco a formação dos alunos sobre o tema, além de divulgar os canais de apoio disponíveis na Rede de Atenção à Saúde Mental de Sobral, tanto por instituições públicas quanto privadas, como as instituições de ensino que oferecem serviços de psicoterapia gratuito no Município como o Serviço de Psicologia Aplicada da AIAMIS, onde ocorreu a formação.

Os alunos vivenciaram nos dia 11/09 uma formação com os psicólogos, a saber, Profª. Ma. Ana Mara Melo e Prof. Alexandre Xavier e com o assistente social Prof. Me. Cleverson Felipe, todos com experiência em saúde mental e na temática partilhada. No dia 12/09, os alunos participaram de uma oficina de Fanzine com o arte educador Cristiano Peres. O objetivo dessa oficina era criar material didático para apoiar as ações de extensão realizadas em diferentes áreas da cidade.
No dia 13/09 os acadêmicos promoveram 06 ações em diversos locais, incluindo a Empresa Kallifon Intimidades, Colégio Coração de Jesus, Policlínica de Sobral, Estação da Juventude (Cohab I) e Estação da Juventude (Novo Recanto) e Hospital Regional Norte, cumprindo o papel social da Faculdade F5 de contribuir com a mudança social.

No último dia de evento (14/09), os alunos ouviram profissionais do Centro de Atenção Psicossocial e do Núcleo de Atenção a Prevenção do Suicídio do Município de Sobral, sobre as ações realizadas para o cuidado e intervenção nestes caso por profissionais da saúde mental. Além disso, os acadêmicos puderam conhecer as formas de encaminhamento e atenção da Rede. Finalizando o evento de forma interativa e com bastante aprendizado.

Segundo a Coordenadora do curso de Psicologia da F5, Profª. Me. Ana Mara Melo “os alunos do curso de Psicologia e Serviço Social puderam aprender sobre uma temática que serão convidados a falar como profissionais e praticar os conhecimentos acadêmicos e a formação teórica da semana, possibilitando a F5 cumprir seu papel social, democratizando o saber, partilhando as vivências aprendidas e promovendo saúde mental com a comunidade externa”.

A Coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social, Profª. Isabelle Melo Rocha, destacou que as ações realizadas pelos cursos de Psicologia e Serviço Social abordaram o tema com a responsabilidade e o cuidado que merece. Elas não apenas contribuíram para a formação dos alunos, mas também promoveram a divulgação de canais de ajuda e apoio ao sofrimento humano na sociedade.

A Faculdade 05 de Julho reitera seu compromisso com a promoção da saúde mental e o cuidado com todos os membros da comunidade, enfatizando que “TODA VIDA IMPORTA”.