Na quinta-feira, 25 de agosto, o Curso de Serviço Social promoveu uma ação de sensibilização da campanha Agosto Lilás, com a temática “Que possamos usar sempre nossa Força pela VIDA!”. A ação teve objetivo de refletir sobre qual a nossa atitude no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O momento aconteceu na sede da instituição.

Agosto Lilás é uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída pela lei Estadual nº 4.969/2016, com o objetivo de intensificar a divulgação da lei Maria da Penha, conscientizando a sociedade sobre fim da violência contra a mulher, divulgar as ofertas especializadas da rede de apoio à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Serviço Social, Profa. Me. Isabelle Mello Rocha, a ação foi articulada entre professores e alunos do curso de Serviço Social e dividida em dois momentos, e destaca “o primeiro momento foi a realização de uma blitz na entrada da F5, onde os alunos do curso abordavam os demais estudantes sensibilizando-os sobre as relações desiguais entre homens e mulheres. Ao fundo as músicas falavam sobre o empoderamento das mulheres e as representações usualmente direcionadas pela sociedade para representá-las como ” triste, louca ou má”. E no segundo momento os alunos do curso de Serviço Social fizeram uma encenação apresentando fotos de mulheres que foram brutalmente assassinadas apenas por serem mulheres. Destacando o exemplo: Daniella Perez, Dandara dos Santos, Mariele Franco, Eliza Samudio e outras. Os alunos recitaram poesias e falaram sobre os dados alarmantes que colocam o Brasil entre os 5 países do mundo que mais matam mulheres. Ao final em formato de roda os alunos do curso se juntaram ao público que assistia a apresentação e refletiram sobre as experiências cotidianas retratando a violência velada e estruturada numa sociedade machista e patriarcal em que as mulheres são as maiores vítimas”.

Em depoimento, Ana Paula Gameleira, destacou, “sou aluna do primeiro semestre do curso de Serviço Social da F5. E já na primeira semana de aula senti uma grande diferença de um outro curso que eu havia feito há um tempo atrás. Os alunos me acolheram muito bem, de início dá pra perceber o engajamento dos professores, a aula é descontraída, todos interagem e contribuem pro assunto discutido dentro da sala de aula. Entrei em uma semana de apresentação para um trabalho com tema tão importante que foi o Agosto Lilás, a professora me convidou e eu aceitei, mesmo com medo, participei. Mas amei tudo, e todo o resultado só de uma semana, saí esses dias esperançosa em concluir um curso tão potente como é o Serviço Social”, finalizou.