No dia 06/05, o professor Marco César, da disciplina de de Filosofia do Direito, resolveu aplicar o método didático de Aristóteles em sua aula utilizando o campus da F5 como sala de aula, com o intuito de explorar diferentes espaços para instigar o pensamento filosófico. A ideia surgiu da formação do Programa Ensino Jurídico e Formação e sugestões de práticas metodológica do Projeto Imersão em Direito – práticas exitosas

A proposta desta aula de Filosofia do Direito ao ar livre pelo Campus da instituição, teve o objetivo de associar o conhecimento com os sentidos, aguçando nos acadêmicos as ideias aristotélicas de aprendizado por meio do “mundo sensível”.
O professor Marco César explica as finalidades da educação peripatética: a) Aristóteles defendia que a função principal da educação era conduzir o homem à felicidade; b) A Educação deveria guiar o homem ao longo da vida com o ensino de conceitos úteis e necessários à vida prática; e c) O ensino da virtude moral e do bom caráter – atributos, segundo Aristóteles, não inatos ao ser humano.

“Fizemos a experiência de aprender os conceitos pela caminhada, a observação e a contemplação da natureza. Foi possível inclusive utilizar os próprios elementos da paisagem”, afirma Marco César.

“A turma do 2°Período de Direito (manhã), hoje vivenciou uma aula inovadora de campo, no parque do campus F5, ministrada pelo excelente professor de Filosofia Jurídica Marco Cézar, que trouxe uma abordagem dinâmica e esclarecedora sobre Aristóteles. Com o objetivo reproduzir aulas no modelo aristotélico de caminhar, observar e contemplar a natureza, demonstrando as diversas formas possíveis de aprender em espaços diferentes, interagindo com os meios e com a natureza, nos sentimos verdadeiros Peripatético que em grego significa ambulante , itinerante ou os que passeiam, eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava preleções, por sob os portais cobertos do Liceu, conhecidos como perípatos, ou sob as árvores que o cercavam”, afirma a aluna Alexandra Martins.

Os peripatéticos foram alunos oriundos da escola fundada em 336 a.C., cerca de 50 anos depois da Academia de Platão, quando Aristóteles abriu sua escola filosófica no Liceu em Atenas. Assim, a escola peripatética foi um círculo filosófico da Grécia Antiga que basicamente seguia os ensinamentos de Aristóteles, seu fundador. O hábito de ensinar ao ar livre, sob as árvores dos jardins da F5 desenvolveu um processo de aprendizagem itinerante nesta sexta-feira. Enquanto os acadêmicos passeavam pelo Campus emprega-se o método empírico de aprendizagem de Aristóteles, que prioriza o conhecimento por meio dos sentidos.